John Knox foi um ministro, teólogo e escritor escocês que liderou a reforma protestante na Escócia no século XVI. Ele foi o fundador da Igreja da Escócia e do presbiterianismo. Ele nasceu por volta de 1514 e foi educado na Universidade de St Andrews. Ele se tornou um padre católico, mas depois se converteu à fé reformada sob a influência de George Wishart, um pregador e mártir protestante. Ele se envolveu na rebelião contra o cardeal David Beaton, o governante de fato da Escócia, que perseguia os protestantes. Ele foi capturado pelas forças francesas em 1547 e enviado como prisioneiro para as galés francesas. Ele foi libertado em 1549 e exilado na Inglaterra, onde serviu como capelão do rei Eduardo VI e ajudou a reformar a Igreja da Inglaterra. Quando Maria I subiu ao trono e restaurou o catolicismo, Knox fugiu para o continente europeu, onde conheceu João Calvino em Genebra e aprendeu sua teologia e governo eclesiástico. Ele também liderou uma igreja de refugiados ingleses em Frankfurt, mas teve que deixar por causa de conflitos litúrgicos com outros pastores. Em 1559, ele retornou à Escócia, onde liderou a reforma protestante contra a regente Maria de Guise e sua filha Maria, rainha dos escoceses, que eram católicas. Ele ajudou a escrever a Confissão Escocesa de Fé e o Livro de Disciplina, que estabeleceram a doutrina e a ordem da Igreja Reformada da Escócia. Ele também escreveu uma História da Reforma na Escócia, que é uma fonte importante para o período. Ele morreu em 1572 em Edimburgo, depois de uma vida de luta pela causa do evangelho.
John Knox foi um autor de várias frases inspiradoras sobre sua fé, sua missão e sua visão da igreja e do mundo. Aqui estão algumas de suas frases mais conhecidas:
Frases de John Knox(João Canox)
- “Não, regressem para as vossas crianças. Um é suficiente para o sacrifício”
- “As Escrituras de Deus são minha única fundação e substância em todos os assuntos de peso e importância”
- “Um homem com Deus está sempre na maioria”
- “Viver em Cristo, morrer em Cristo, e a carne não precisa temer a morte”
- “Oração é uma fala séria e familiar com Deus, a quem declaramos todas as nossas misérias, cujo apoio e ajuda nós imploramos e desejo em nossas adversidades, e quem nós laud e Louvor para nossos benefícios recebidos
- “Eu não buscei nenhuma preeminência, glória nem riquezas; Minha honra era que Jesus Cristo deveria reinar”
- “Não deixe nenhum dia deslizar sem algum conforto recebido da boca de Deus”
- “Senhor, me dê Escócia ou eu morrer!”
- “Você não pode antagonizar e influenciar ao mesmo tempo”
- “Quando eu penso naqueles que influenciaram minha vida O mais, acho que não do grande, mas do bem”
Curiosidades da vida de John Knox(João Canox)
John Knox foi um personagem muito interessante e importante para a história da Escócia e do protestantismo. Aqui estão algumas curiosidades sobre ele:
- Ele foi ordenado sacerdote católico em 1536, mas se converteu ao protestantismo por volta de 1545, influenciado por George Wishart, um pregador reformado que foi queimado na fogueira em 1546 .
- Ele foi preso e exilado várias vezes por causa de sua fé e de sua oposição à rainha Maria da Escócia, que era católica. Ele viveu na Inglaterra, na França, na Suíça e na Alemanha, onde conheceu João Calvino e outros líderes reformados ¹.
- Ele se casou duas vezes: sua primeira esposa foi Margery Bowes, com quem teve cinco filhos; sua segunda esposa foi Margaret Stewart, uma parente distante da rainha Maria da Escócia, com quem teve três filhas .
- Ele escreveu uma obra polêmica chamada O Primeiro Toque da Trombeta contra o Monstruoso Regimento das Mulheres, na qual ele criticava o governo de mulheres como Maria da Escócia, Maria I da Inglaterra e Catarina de Médici da França. Ele defendia que as mulheres eram inferiores aos homens e que não deveriam ter autoridade sobre eles