O que você faria se encontrasse alguém que o ofendesse, o aborrecesse ou o prejudicasse muito?
Os fariseus do tempo de Jesus ensinavam que era excessivo perdoar alguém mais de três vezes. Mas os ensinamentos de Jesus estabeleceram um padrão para o perdão extravagante. Ele enfatizou que devemos perdoar os outros generosa e continuamente.
A expressão externa do perdão pode parecer diferente para todos, mas o verdadeiro perdão deve oferecer misericórdia e compaixão àqueles que nos feriram.
O perdão não é fácil. Demonstrar compaixão por alguém que nos feriu vai contra o nosso desejo natural. Às vezes, pode até parecer esmagador, injusto e impossível. Mas demonstrar a alguém perdão e compaixão imerecidos é o que significa a misericórdia… e é o que Jesus faz por nós.
Deus amou o mundo de tal maneira que, apesar de nossos constantes erros e contínua rejeição à Sua presença, enviou Seu único Filho, Jesus, para morrer por nós. Apesar de não merecermos Seu perdão ou amor, Ele nos ofereceu isso mesmo assim. E agora, qualquer um que crê em Jesus pode receber misericórdia ilimitada e graça imerecida.
É por nos oferece misericórdia gratuitamente que Deus nos pede para demonstrarmos misericórdia também.
O mundo dirá que você deve se apegar a sua mágoa e permitir que ela o molde. Mas Jesus quer libertá-lo da dor do seu passado mudando a postura do seu coração em relação aos outros. Isso não é fácil, muitas vezes é um ato de entrega contínua e dolorosa. Mas Jesus não espera que passemos pelo processo do perdão sozinhos. Ele se oferece para nos ajudar se estivermos dispostos a confiar Nele e honrar Seus ensinamentos.
Jesus não está nos pedindo para fazer nada que Ele já não tenha feito por nós. E quando oferecemos misericórdia a alguém que nos feriu, ilustramos como o perdão de Deus nos impactou.
Então, há alguém a quem você possa oferecer misericórdia e perdão hoje? Passe algum tempo com Deus, peça a Ele para sondar seu coração e entregue a Ele qualquer mágoa que você esteja carregando