História do Rei Davi: Quem Foi Davi E Quais Lições podemos aprender?

A história de Davi é uma das mais conhecidas da Bíblia Sagrada. O rei Davi foi o segundo rei de Israel. O homem escolhido por Deus para governar a nação de Israel.

Qual Significado do Nome Davi ?

Davi tem origem no nome hebraico DawidDawídh, que significa “o amado”, “querido”, “predileto”.

Quem Foi Davi?

Davi pertencia a tribo de Judá, ele era o neto da moabita Rute com o Judeu Boaz, era filho mais novo de Jessé, morou em uma cidade que ficava aproximadamente 10 quilômetros ao sul de Jerusalém. Seu pai além de rico era um homem muito respeitado na cidade.

Davi foi criado como um pastor de ovelhas. Essa profissão lhe ensinou muitas qualidades que ele pôs em prática ao longo de sua vida. Quando ele assumiu o trono de Israel, por exemplo, ele demonstrou ter coragem, dedicação e cuidado com o povo. Exercendo sua profissão de apascentar ovelhas, Davi enfrentou situações desafiadoras, como um urso e um leão (1 Samuel 17:34-37). O texto bíblico afirma que Davi era ruivo, do hebraico ‘admoni, “vermelho”, e possuía boa aparência (1 Samuel 16:12).

Quando Davi foi ungido rei pelo profeta Samuel?

A primeira vez que Davi é mencionado na Bíblia é no texto onde acontece a visita do profeta Samuel na cidade de Belém. Deus havia rejeitado Saul como rei de Israel, e revelou que seu sucessor estava na casa de Jessé.

O profeta é guiado por Deus até a casa de Jessé, entrevista todos os possíveis candidatos ao trono mas Inicialmente Davi não estava presente. Mas no momento que nenhum dos outros filhos de Jessé atendeu as especificações divinas, Davi foi chamado.

Quando Davi, chegou e se apresentou, Deus confirmou ao profeta Samuel que ele era o escolhido. Davi foi ungido na presença dos seus irmãos (1 Samuel 16:13).

O propósito da unção não foi revelado publicamente. A maioria dos comentaristas entende que provavelmente os que estavam presentes naquele momento entenderam que talvez Samuel estivesse ungindo um possível sucessor em seu ministério profético. Seria algo parecido com o Profeta Elias ao Ungir o jovem Eliseu como sucessor.

Lições de vida do Rei Davi

Nunca julgue pela aparência

“Não julguem apenas pela aparência, mas façam julgamentos justos”.

João 7:24

“Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.”

1 João 4:1

Nossa primeira lição não vem de David, mas do próprio Deus. Deus despachou o profeta Shmuel para a casa de Jesse para ungir um de seus filhos como futuro rei de Israel. Um a um, foram aparecendo a Samuel todos os filhos mais velhos de Jesse, mas nenhum era “aquele”. O pequeno David, lá fora cuidando das ovelhas, não estava presente. Deus disse ao profeta: “Não olhe a sua aparência, nem sua altura… o Eterno vê dentro do coração.” Menor e menos provável que todos eles, foi David que possuía o potencial para levar Israel à grandeza.

 Não se preocupe com o que os outros podem pensar

Quando David levou a Arca Sagrada a Jerusalém, ele “dançou com toda sua força e entusiasmo perante o Eterno”. A Rainha Michal, filha do Rei Shaul, achou desagradável para um rei mostrar tamanha emoção em público. Quando ela o criticou por permitir que até pessoas simples o vissem nesse estado, David explicou suas ações dizendo que D’us o tinha escolhido para se tornar rei sobre Israel. Mesmo se ele fosse “diminuir” a si próprio, disse ele, estava confiante que quem assistisse iria honrá-lo.

Quando deixamos de lado nossa preocupação com a opinião pública para servir a D’us na maneira que sabemos ser correta, as pessoas nos respeitam pela nossa força de convicção.

ACEITE CORREÇÃO

Após David agir indevidamente com Batsheva (e ter o marido dela, Uriah, morto), Nathan contou a David sobre um homem rico que roubou uma ovelha de um homem pobre como uma maneira de demonstrar como o rei estava errado por tirar Batsheva de seu marido. O rei aceitou humildemente a critica do profeta e admitiu que tinha pecado.

Isso faz um claro contraste com o comportamento de seu predecessor Shaul, que repetidamente negava ter pecado contra o Profeta Shmuel.

Como David, devemos reconhecer quando agimos errado, pedir perdão admitindo e corrigindo nossas falhas.

Não fique parado tentando desfazer o passado

Conforme previsto pelo Profeta Nathan, o primeiro filho de David e Batsheva ficou mortalmente enfermo. Davi orou a Deus, jejuou, e dormiu sobre o chão durante a doença do filho. Quando a criança morreu uma semana depois, no entanto, David estava bastante calmo. Em resposta á uma pergunta de seus servos, David explicou: “Enquanto a criança ainda estava viva, eu jejuei e chorei, pois eu disse: “Quem sabe? Talvez o Eterno seja bondoso comigo, meu filho viverá. Mas agora que ele está morto, por que eu deveria jejuar ?

Posso trazê-lo de volta novamente?”

Davi sabia que seu filho tinha ido embora para sempre e escolheu se concentrar em consolar sua esposa. Há um tempo para orar, um tempo para prantear, e um tempo para retomar a vida.

APRENDA A ESPERAR O TEMPO DE DEUS


Mesmo ungido rei, demorou muito tempo até que Davi assumisse o trono de Israel. O tempo de espera, no entanto, não foi de tranquilidade. Devido as perseguições de Saul (I Sm. 18.6-9), Davi precisou se refugiar várias vezes.

Para não ser morto por Saul, esteve na escola profética de Samuel em Rama e residiu na casa dos profetas (I Sm. 19.18-20). Nessa ocasião, Davi abriu seu coração para o velho Samuel e declarou tudo quanto Saul estava lhe fazendo (I Sm. 19.18). Esse período na escola profética trouxe refrigério espiritual para Davi durante aqueles tempos de angústia.

Davi também encontrou refúgio na casa do sacerdote Aimeleque, ainda que a família desse sacerdote tenha sido praticamente eliminada por causa dessa ajuda (I Sm. 21.1-9; 22.6-22). Em um dos momentos mais difíceis, Davi foi obrigado a procurar abrigo no território do inimigo (I Sm. 21.10-15; 27.1-7).

Após ser descoberto pelos filisteus, que eram incitados por Saul para destruí-lo, fugiu para e escondeu-se na caverna de Adulão. Naquele local ele recebeu o conforto de sua familiar e pode revigorar-se para seguir adiante (I Sm. 22.1). Mesmo assim, as situação que Davi passou, perseguições e as dificuldades, poderiam fazer com que ele desacreditasse das promessas. Ao invés do trono prometido, Davi somente via lutas, perseguições e dificuldades. Como José na prisão egípcia, Davi não se deixou controlar pelas circunstâncias, preferiu confiar na Palavra de Deus, e esperar com paciência pelo Senhor (Sl. 40). Isso porque tinha consciência de que Deus tinha um plano em sua vida e que Ele iria ao Seu tempo executá-lo (I Sm. 22.3).

USE SABIAMENTE OS RECURSOS QUE VOCÊ TEM

Quando o rei SAUL é convencido da capacidade de DAVI lutar com o gigante ele oferece para DAVI seu equipamento de batalha. DAVI até experimenta porém percebe que não são adequados para ele. E da mesma maneira DEUS deu para você talentos e habilidades que são adequados para você. Não tente usar uma “espada” se você está habituado a usar uma “funda”. Faça o melhor com aquilo que você tem em mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.